terça-feira, 17 de julho de 2012

Adeus, Tcheco!

Tcheco anunciou sua aposentadoria, o futebol perde um homem, perde um atleta com hombridade!

Na minha opinião, Tcheco nunca foi craque, nem gênio, nem maestro e muito menos eterno! Tcheco foi Tcheco, pura e simplesmente, ele era a síntese dele mesmo! Guerreiro, valente, talvez até sensível, visto que muitas vezes não continha as lágrimas!

Tcheco fez parte de uma geração perdida, ao menos para o gremismo. Ele tentou, talvez se tivesse mais jogadores eficientes ao seu lado conseguisse, entrar para o grupo de Imortais que gravaram seu nome na Azenha! Infelizmente coube a ele ser o símbolo de raça para uma geração pós-Aflitos, uma geração nova no futebol e não acostumada com os grandes títulos vivenciados pelos mais velhos, que tiveram nas décadas de 80 e 90 seu auge!

Quem escreve aqui não é um algoz do futebol do Tcheco, pelo contrário, cansei de brigar com amigos, irmãos e desconhecidos de arquibancada que reclamavam de sua conduta ou de seus passes errados ou apagões em campo. Sou dos que apóia pelo simples fato do jogador estar usando a tricolor! Com ele não foi diferente.

Porém, um dia tudo acaba! Tcheco se foi, outros vieram! A minha paixão seguiu sendo por quem vestia a tricolor, não por quem a vestiu! Sou totalmente passional, mas pelo Grêmio, não por esse ou aquele jogador!

Faltou a Tcheco um grande time a sua volta, um time que suprisse seus pequenos erros, não que desse notoriedade a eles. Faltou ao nosso ex-capitão uma companhia no meio, capaz de entender o que ele pensava do jogo. Tcheco era um romântico! Acreditava que a indignação do atleta poderia render frutos, mas como eu disse, "pegou" um Grêmio que já não sabia o que era isso!

Tcheco, Andersom Simas, eu nunca fui teu fã, eu não te acho eterno e nunca pedi tua volta! Mas sei do carinho que tiveste pelo Grêmio enquanto tu esteve aqui!

Obrigado, infelizmente não tivemos a oportunidade de sorrir em conjunto, tu dentro do campo erguendo um importante troféu e eu fora dele, comemorando! Ainda assim Tcheco, meu respeito e admiração por tu jogares com hombridade, farão com que tenha minha eterna admiração!

2 comentários:

  1. Perfeito texto João! Um resumo de tudo que Tcheco foi como pessoa dentro do Grêmio mesmo. Concordo contigo em cada palavra onde tu diz que pro Tcheco faltou um grande companheiro. E por fim, Tcheco era e sempre foi, em tempo de Grêmio, um cara que jogou com raça.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha minhas críticas a ele, mas principalmente para com aqueles que o viam como um Messias, se fosse mais jovem, estaria em nosso meio campo aprendendo com o Zé Roberto!

    ResponderExcluir