domingo, 11 de abril de 2010

Engenheiros

Poucas Bandas na história recente expressaram tão bem o seu momento como os Engenheiros do Hawaii! Eu sinceramente vi poucas e a que colocaria ao lado seria a Legião Urbana, infelizmente não se faz mais disso! Hoje o que tu encontras são bandas que tocam para determinado público, emos, punks, metaleiros, saudosistas e tem até o filho do Fábio Jr. que canta para adolescentes histéricas!
Mas Engenheiros souberam sentir o momento que viviam de uma forma inovadora, quase profética.
Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada! É a mais cristalina das verdades, já naquele tempo víamos tão bem retratada a condição de alguns políticos dos dias de hoje! Visionários! A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes! O uso da imagem jovem para vender produtos que nos tinham como público alvo, se bem que ninguém me tira da cabeça que eles mesmos foram convidados a fazer a tal propaganda para alguma marca de refrigerantes, graças aos céus não se venderam. Ainda nessa mesma música, pois agora lá fora todo mundo é uma ilha! O Individualismo coletivo do qual eu tanto falo, a introspecção e uma sociedade mais fechada, o nascimento do culto ao corpo e das academias de ginástica, o grande boom do fim dos anos 80! Vivemos num país sedento um momento de embriaguez! A redemocratização, que nos inebriava com a promessa dos ventos da mudança, e inebriava muitos, e que continua inebriando! Foi bom sermos sonhadores!
Porque eu não quero deixar pro meu filho, a pampa pobre que herdei de meu pai! O fim dos grandes latifúndios, do coronelismo!
Heranças feitas de fortunas rotas! Fim de fortunas que se regozijavam com a ditadura e de seus negócios escusos!
Forma sem dúvida nenhuma leitores da turbulência que se precipitavam nos céus do país naquele fim de anos 80, inicio de 90
Ninguém mais hoje tem essa vanguarda de usar suas músicas para tocar corações, o que se vê é um capitalismo desenfreado para se ganhar dinheiro com alguma coisa que as vezes nem os seus intérpretes sabem o que significa! Tudo se deve a quem vende mais discos e vai ao Faustão pra ser a revelação do ano! Que tristeza!
Mas como eles mesmos disseram, agora lá fora todo mundo é uma ilha, há milhas e milhas distantes de qualquer lugar! Do bom senso completaria muito bem esta parte!
Saudades do que se podia ouvir e comentar com bom gosto, saudades do tempo em que tu não eras otário só porque tinha gostos diferentes dos outros!
Saudades quando as músicas tinham algum senso e não falavam só da mulher do amigo, ou de refrões tão repetitivos que tu guarda automaticamente mais pela insistência do que pela qualidade!
Desculpem a falta de ordem, mas escrever com saudades é difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário