terça-feira, 24 de julho de 2012

Grêmio e Laranja Mecânica!

Tu deve estar se perguntando, o que o filme de Kubrick tem a ver com o Grêmio? Muita coisa!

No filme a personagem Alex é um adolescente adepto da ultraviolência, com uma gangue comete todos os tipos de crime, roubo, violência física, estupro! Como forma de manter seu poder, Alex humilha os comandados de sua gang, o que mais tarde fraz com que se virem contra ele. Porém, Alex é preso e passa por programa de reabilitação, uma lavagem cerebral patrocinada pelo governo. Alex volta as ruas totalmente inofensivo, não consegue ser violento nem para defender-se! Acaba apanhando de suas vítimas, leva uma surra dos ex-colegas de gang e é levado a tentar cometer suicídio, atira-se de uma janela, não morre, mas fica em coma. Depois do coma, aos poucos, alex parece ter recuperado a sua "malvadeza"! O livro deixa margem para especulações!

Óbvio, o livro é muito mais complexo e o filme também, mas a essência é mais ou menos essa, devo dizer, também, que não li o livro e sequer vi o filme, mas tenho referências punks na familia, o que me levou a tomar conhecimento da história!

E o Grêmio, onde fica nisso tudo? Em suma, o Grêmio é Alex!

Impunhamos respeito, humilhando adversários, eramos o terror de toda a sociedade esportiva ( que o diga o Sociedade Esportiva Palmeiras, nos anos de 95 e 96), Nos taxavam de violentos, agressivos, malvados e por aí vai! Roubávamos esperanças alheias, matavamos pretensões, estupravamos as namoradinhas do Brasil (Portuguesa, Flamengo, Palmeiras, São Paulo dentre outros), eramos os caras maus.

Mas alguns "governos" não entendiam o que isso significava e se iniciou o processo de "patetificação" do Grêmio, não faziamos mal a ninguém, apanhavamos de quem éramos acostumados a bater, sofríamos violência de qualquer um, não tínhamos mais o poder de sermos agressivos!

Entramos finalmente num coma, vivemos num limbo por 11 longos anos, estamos começando a dar sinais de que vamos acordar, novamente, ultraviolentos!

Aguardemos!

4 comentários:

  1. Cara, sensacional esse texto!!! Muito boa a analogia, perfeita!
    Torçamos para que a 'malvadeza' tenha voltado e pra ficar.
    Parabéns por esse texto e pelo restante do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigado mesmo, ler elogios me mostram que estou no caminho certo!

      Excluir
  2. Boa analogia. A diferença é q Alex ouvia Beethoven e o Grêmio ouve AC/DC.

    ResponderExcluir